Esse é um assunto mais complexo, quem sofre automutilação corre riscos tremendos.
MAS O QUE É AUTOMUTILAÇÃO?
Automutilação é o ato de ser cortar para aliviar o sofrimento causado pelo mundo externo. Mas esse alivio é temporario e por isso as pessoas que sofrem desse problema se cortam tanto.
Vejam algumas informações que extrai da revista capricho.
POR QUE ACONTECE?
Geralmente as garotas que praticam o cutting acreditam que podem substituir uma dor psicológica, em geral um tristeza muito grande, por um machucado físico. Esa tristeza não é igual áquela que todo mundo sente de vez em quando. A garota que se corta mostra sinais, em maior ou menor grau, de distúrbios psicológicos, como a depressão. O perigo é que os cortes realmente causam uma sensação de alívio: quando a garota se corta, bloqueia no cérebro, por alguns instantes, a capacidade de assimilar outros tipos de pensamentos além da própria dor fisica.E ainda tem a ilusão de que ela tem o controle dos próprios sentimentos e pensamentos. Mas todo esse conforto dura segundos e, depois disso, ela mergulha, de novo, na própria tristeza.
QUAIS SÃO OS RISCOS?
Quando um garota se corta, está sujeita a uma série de infecções e doenças transmissíveis pelo ar. O contato com a lâmina pode acelerar o processo de contaminação. Sem falar no pior dos ricos: a morte.Ainda que a garota não tenha a intenção de se ferir seriamente, ela não tem muito controle disso quando se mutila. Um machucado mais profundo pode atingir um vaso sanguíneo importante, compromenter seus movimentos ou até mesmo matá-la.
O QUE FAZER?
O primeiro passo para se curar é admitir para si mesma que tem um problema.
Depois, a garota precisa descobrir outras formas de lídar com as suastensões. Praticar esportes e sair com os amigos, por exemplo, pode ajudar. Encontrar alguém em quem confie muito para conversar e desabafar também é essencial. Mas o ideal mesmo é procurar um especialista, de preferência um psicólogo, que possa trata o assunto de maneira mais profunda. E isso deve ser feito o mais rápido possivel: quando mais a garota estiver envolvida no cutting, mais complicada e longa tende a ser sua recuperação. O tratamento, na maioria das vezes, inclui consultas a psicólogos e pode levar até um ano.
Bom espero que tenham aprendido o risco de se mutilar. Beijos e até a proxima.
Fonte: Revista Capricho Edição nº 1125. Texto de:Claudia Fusco com a colaboração da médica Andea Hercowitz, Marício de Souza Lima, e Jackeline Giusti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário