sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curiosidades e assuntos da vida: Transtorno BIPOLAR saiba mais.

Já falei sobre distúrbios alimentares e automultilação, só falta transtorno bipolar e depressão(e junto com depressão vou falar um pouco sobre o estresse).



TRANSTORNO BIPOLAR

 O distúrbio bipolar é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maniaca ou hipomaniaca, que são estágios diferentes pela gradação dos seus sintomas,hiperatividade física e mental, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sitomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.
 Ou seja uma pessoa bipolar tem variação de humor dependendo dela psicológicamente, uma hora triste outra com raiva, um hora alegre e outra totalmente depressiva.
Bipolaridade não é considerado loucura, e portanto não dá o status de alienação mental. Ainda assim, nas fases agudas da doença, depressão ou hipomania, o doente não apresenta as qualificações necessárias que lhe atribuam plenos poderes das suas faculdades mentais.


CLASSIFICAÇÃO

A depressão maníaca foi inicialmente descrita em fins do Século XIX pelo psiquiatra Emil Kraepelin, que publicou seu conhecimento da doença em seu Textbook of Psychiatry. Existem várias variações do distúrbio bipolar:
  • TIPO I: Predomínio da fase maniaca com depressão mais leve.
  • TIPO II: Predomínio da fase depressiva com mania mais leve.
  • MISTA: Quando os episódios possuem várias características tanto de mania quanto de depressão simultaneamente.
  • CICLOS RÁPIDOS: Quando os episódios variações humor duram menos de uma semana.
  • CICLOTIMIA: Os sintomas são persistentes por pelo menos dois anos, períodos em que sintomas de hipomania são leves e depressão ou distimia não são tão profundos para ser qualificados como Depressão maior.
MANIAS QUE AS PESSOAS BIPOLARES TEM:
  1. Auto-estima inflada ou sentimento de grandiosidade
  2. Necessidade de sono diminuída (por ex., sente-se repousado depois de apenas 3-4 horas de sono)
  3. Mais eloquente do que o habitual ou pressão por falar
  4. Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão muito acelerados
  5. Distratibilidade (isto é, a atenção é desviada com excessiva facilidade para estímulos externos insignificantes ou irrelevantes)
  6. Aumento da atividade dirigida a objetivos (socialmente, no trabalho, na escola ou sexualmente) ou agitação psicomotora
  7. Envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para consequências dolorosas (por ex., envolvimento em surtos incontidos de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros tolos).

TRATAMENTO
O transtorno bipolar não tem cura, mas tem tratamentos cada vez mais avançados.
Antigamente os paciêntes tinham que ficar internados em hospícios e eram tratados com eletrochoques.Atualmente pode contar com vários remédios anti-depressivos, anti compusivos e ansiolicos.


Bom isso é um pouco sobre distúrbio bipolar, para vocês conseguirem identificar a bipolaridade.
Até a proxima.
FONTE: WIKIPÉDIA.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário